Falar de patchwork é falar sobre tecidos de algodão

De Josélio Galias Pessil

Algodão: Fibra de origem natural vegetal, é talvez a fibra mais utilizada no mundo, desde os tempos mais remotos. Sua qualidade depende da finura, pureza, brilho, cor e particularmente da longitude da fibra(oscila entre 10mm e 50mm). As propriedades mais importantes são a hidrofilidade e a resistência a rasgões, à fricção e ao calor. É facilmente lavável, fresco, flexível e não acumula estática. No Brasil, é a principal fibra têxtil, tendo suas fontes de produção localizada nas regiões Nordeste, Sul e Centro-Oeste.

O tecido plano é formado basicamente por fios de ourela (fios que formam bordas do tecido) e fios de fundo (fios que formam o tecido) que se situam entre as ourelas.

O tecido plano é obtido pelo entrelaçamento de conjuntos de fios em ângulos retos, ou seja, fios no sentido longitudinal (chamados de URDUME) e fios no sentido transversal (chamados de TRAMA), realizados por um equipamento chamado tear.

No topo, ilustração da trama e urdume dos tecidos planos.

Existem vários tipos de tecidos de algodão, porém os mais usados no Patchwork e Quilt são a Tricoline e a Popeline (ou Popelina). Veja como são formadas.

Tricoline (Tricolina): tecido de construção de tela com a leveza e a resistência do algodão penteado mercerizado, podendo ser liso, estampado ou xadrez, de peso ligeiramente maior do que a cambraia, atende a um mercado cada vez mais sofisticado e exigente em tecidos leves, especialmente nos segmentos de camisaria e patchwork. O fio 40 é mais utilizado neste tecido mais fino e mais macio.

Popeline ou Popelina: tecido de construção de tela com um fio de algodão de menor qualidade que o algodão penteado mercerizado, com mais fios no urdume e menos trama, em geral na proporção de 2 fios/1 batida. Chamada antigamente “papeline”, oriundo do nome do Papa e fabricado na cidade de Avignon, na França. Utilizada em vestidos, lingerie, camisas, calças, bermudas, toalhas de mesa, guardanapos, etc. A construção deste tecido e feito com fio 40 mais grosso e de menor qualidade. (fonte: casapinto.com.br)

Hidrofilidade é o nome atribuído à capacidade que a fibra de algodão possui de absorver e reter água. A celulose é a principal responsável por este fenômeno, entretanto, tratamentos químicos potencializam tal propriedade. Neste estudo objetivou-se primeiramente, quantificar a hidrofilidade.

Para a próxima edição estaremos comentando sobre cetim, sarja e brim.

  • Felipe

    Val Linhares disse:Boa, Dado. Esse gadget era o que eu esvtaa aguardando. Tenho um note Pavilion da HP, com conexe3o HDMI e sf3 me faltava esse treco pra mandar, com qualidade, os veddeos para a tv. Realmente, show de bola .