Energia solta no ar, reunindo um maravilhoso grupo de 150 participantes e com um só objetivo, amor pela arte do patchwork

Projeto Costurando o Brasil chega a Pomerode

Por Maria Fernanda Casagrande (guardiã SC)

No dia 17 de junho, aconteceu no Centro Cultural de Pomerode, em Santa Catarina, a 3ª edição do projeto Costurando o Brasil. Esse projeto faz parte da plataforma de ação da ABPQ e o objetivo é divulgar o patchwork e o quilt, buscando o seu reconhecimento e a capacitação de todos que praticam a arte. Além disso, ele visa também incentivar a entrada de novos praticantes. 

Pomerode é localizada no médio Vale do Rio Itajaí, com cerca de 30 mil habitantes. É uma cidade tranquila e charmosa com forte tradição alemã, belezas naturais e ótima qualidade de vida.
 
Na Casa Enchainel, ao lado do pavilhão do Centro Cultural, foi montada uma exposição de quilts com trabalhos das associadas de Santa Catarina, e também de artistas locais que são alunas da professora Irina Theis de Souza, nossa abelha na região. Cerca de 190 pessoas assinaram nosso livro de presença.

Ainda no período da manhã, logo depois da abertura da exposição, realizou-se no pavilhão central uma oficina de costura à mão do bloco “Gravatinha” para 140 participantes. A professora  Irina Theis de Souza orientou sobre como fazer a costura e, com o apoio de várias outras professoras presentes no evento, os participantes costuraram o bloco à mão. Um verdadeiro sucesso a atividade!

À tarde, já com um público de 170 pessoas, aconteceram as Oficinas Demonstrativas. Diversas técnicas foram expostas: Escadaria de Jacó, com Patricia Müller; Descontrução do Four Patch, com a Lilian Reitz; Foudation, com a nossa abelha Irina Theis de Souza; Scrap Patchwork, com Silvia Mouresco; Viés de Rolo e Costura Descolada, com a nossa também abelha Ines Ferrés Garcês.

Aproveitando a capacidade do auditório para 150 pessoas, após a conclusão das oficinas, ocorreu a quarta atividade do dia: uma palestra com a nossa associada, Ivi Frantz, com o tema “O que é patchwork”. Faltou lugar para tantas pessoas interessadas!

Durante a palestra, a dona Hild M. Degiacometti doou uma colcha de patchwork para a Liga contra o Câncer de Pomerode, além de uma dúzia de linhas Barroco 100% algodão destinada à associação de artesãos para a confecção dos polvos do Projeto Octo voltado para bebês prematuros.

O evento terminou com um maravilhoso café oferecido a todos os participantes pela confeitaria Torten Paradies, seguido do sorteio de 50 sacolas com produtos cedidos pela Círculo S.A.

Tudo isso só foi possível devido ao envolvimento da comunidade de Pomerode, liderada pelas empresárias Natalia Schmacher e Tatiane Gaulke, proprietárias do Empório Aviamentos, com o apoio da Dirce Goede, presidente da Associação de Artesãs de Pomerode, e da nossa abelha Irina Theis de Souza. Destaca-se ainda a importante ajuda e participação da Fundação Cultural de Pomerode, Gráfica Quero Cópias, Confeitaria Torten Paradies e da Círculo que forneceu os tecidos para a aula demonstrativa e os brindes para os sorteios.